domingo, 6 de março de 2016

Porque um juiz deve sempre ouvir as duas partes


 Um alentejano foi responder a um tribunal 
por causa de um acidente
Ti Maneli, alentejano de Castro Verde, pensou
 bem e decidiu que os ferimentos que sofreu num
acidente de trânsito eram sérios o suficiente para
levar o dono do outro carro ao tribunal. No tribunal,
o advogado do réu começou por perguntar ao Ti
Maneli:
- O Senhor, na altura do acidente, não disse
 "Estou óptimo"?
Ti Maneli responde:
- Bem, eu vou contar o que aconteceu. Eu tinha
 acabado de colocar minha mula  na camionete...
- Eu não pedi detalhes! - Interrompeu o advogado.
- Responda somente à questão:
- O Senhor não disse, na altura do acidente,
"Estou óptimo"?
- Bem, eu coloquei a mula na camionete e estava
descendo a rua...
O advogado interrompe novamente e diz:
- Meritíssimo, estou tentando estabelecer os factos.
Na cena do acidente este homem disse ao soldado
na GNR que estava bem. Agora, várias semanas
após o acidente ele está tentando processar meu
cliente, e isto não pode ser. Por favor, poderia
dizer-lhe que deve responder somente à minha
 pergunta.
Mas, nesta altura, o Juiz mostrou-se muito
interessado na resposta do Ti Maneli e diz ao
advogado:
- Eu quero ouvir totalmente a versão dele.
Ti Maneli agradeceu ao Juiz e prosseguiu:
- Como  estava dizendo, coloqui a mula na caminete
e estava descendo a rua quando uma pick up passou
o sinal vermelho e bateu num lado da minha caminete
. Eu fui lançado fora do carro para um lado da rua e a
 mula foi lançada para outro. Eu fiquei muito ferido
 e mal me podia mexer. Mas eu conseguia ouvir a mula
 zurrando e grunhindo e, pelo barulho, percebi que ela
 estava muito ferida. Em seguida chegou o soldado da
 GNR. Ele ouviu a mula  zurrando e foi ver
como ela estava. Depois de ter olhado bem para a mula,
 abanou a cabeça, pegou na pistola e deu-lhe três tiros.
 Depois ele atravessou a estrada com a arma na mão,
olhou para mim e disse:
- Sua mula estava muito mal e eu tive que a abater! Eu
tive que lhe dizer que estava bem para  não me dar um
 tiro como fez a minha mula!

Sem comentários:

Enviar um comentário