quinta-feira, 11 de novembro de 2021

 Excesso de pleonasmos neste artigo

Este texto é dos melhores registos da

 língua portuguesa que eu tenho

 lido sobre a nossa digníssima

 'língua de Camões', a tal que tem

 fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira

Um político que estava em plena campanha,

chegou a uma pequena cidade, subiu para o

 palanque e começou o discurso:
Compatriotas, companheiros e amigos!

 Encontramo-nos aqui, convocados,

reunidos ou juntos para debater, tratar

 e discutir um tópico, tema ou assunto

, o qual me parece transcendente,

 importante ou de vida ou morte.

 O tópico, tema ou assunto que hoje nos

 junta é da minha postulação, aspiração ou

 candidatura a vereador da Câmara deste

Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre

três palavras, para dizer a mesma coisa?

O candidato respondeu:
- Pois veja, caro senhor: a primeira palavra é

para pessoas com nível cultural muito alto,

como professores, juristas e intelectuais.

A segunda é para pessoas com um nível 

cultural médio, como o senhor e a maioria dos

 que estão aqui.

A terceira palavra é para pessoas que têm

um nível cultural muito fraco, baixo, do

 rez-do- chão, digamos, como aquele alcoólico, ali

 deitado na esquina.

De imediato, o home levanta-se a cambalear

 e diz:

- Senhor é grnde petulante, insolente e simples 

aspirante a um cargo para o qual deve ter pouca

 mestria e liderança.

A circunstância ou razão pela qual me encontro

num estado etílico, ébrio não implica

ou  significa, ou quer dizer que o meu nível

 cultural seja ínferior, baixo ou mesmo rasteiro.

E com toda a reverência, estima ou respeito que

 o senhor não  merece  pode ir agrupando,

reunindo ou juntando os seus pertences, coisas

ou bagulhos  e encaminhar-se, dirigir-se ou

ir direitinho  à leviana da sua progenitora, à

mundana e bordeleira da sua mãe biológica. 

Eu poderei ser potomaníaco do álcool, mas

 tenho mais instrução e educação

 que o senhor. Eu é que irei concorrer ao

 lugar que você é como um hipo a piafar.

Sem comentários:

Enviar um comentário