domingo, 10 de outubro de 2021

 ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Este texto é dos melhores registos da língua portuguesa
 que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de
 Camões', a tal que tem fama de ser pérfida, infiel ou
 traiçoeira.

Um político que estava em plena campanha chegou a
 uma pequena cidade, subiu para um palanque e 
começou o discurso:
-Compatriotas, companheiros e amigos! Encontramo-nos
 aqui, convocados , reunidos ou juntos para debater,
 tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual 
me parece transcendente, importante ou de vida ou
 morte para este municipio.
 O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, 
reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou 
candidatura a vereador da Câmara deste Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três
 palavras, para dizer a mesma coisa? O candidato
 respondeu:
- Pois veja, caro senhor:
Aprimeira palavra é para pessoas com nível cultural
 muito alto, como professores, juristas e intelectuais
 em geral.
A segunda lalavra é para pessoas com um nível 
cultural médio, como o senhor e a maioria dos que 
estão aqui presentes.
A terceira palavra é para pessoas que têm um
 nível cultural muito baixo, do rez-do chão, digamos,
 como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.

De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear
e diz:
-Náo sou potimaníaco do alcool,hoje bebi mais uns 
drinks só para não ouvir.
 -Por que senhor é postulante, um mero aspirante 
 sem mestria nem liderança para ser candidato a este
 municipio.
 Qualquer municipe seu coetâneo é  nmais culto 
e  mais leder que você, 
Eu estou num estado etílico, alcoolizado ou mamado 
 não implica, significa, ou quer dizer que o meu nível
cultural seja ínfimo, baixo do rez-do-chão. E 
com toda a reverência, estima ou respeito que o 
senhor me não merece  pode ir agrupando, reunindo
 ou juntando os seus pertences, coisas ou bagulhos e 
encaminhar-se, dirigir-se ou “ir direitinho à leviana
 da sua progenitora, ou mundana da sua mãe biológica. 
 Que ela não terá culpa  sua insolência, prepotência without
back-ground and know-how!

Sem comentários:

Enviar um comentário