sexta-feira, 17 de junho de 2022

 Pelo acróstico deste poema pode-se

descobrir o autor.

 

Rumei direto a Lisboa maior cidade

Abandonei uma dura faina agrícola

Farto deste trabalho sem dignidade

Agarrei-me um trabalho mais nobre

Empregado no foro castrense e urbìcola

Libertei-me de ser menos estulto e pobre


Cumpri sempre o meu devido dever

Onde exerci com lealdade as funções

Este emprego que nunca quis perder 

Limitei críticas para acautelar o futuro

Homens que exibiam bem seus galões

Obrigaram-me muito a um silêncio duro


Dias tive de sorumbático e monotonias 

 E convivi com insolentes por necessidade

 Somei muito mais tristezas que alegrias

 Oposição provinha da parca idoneidade

 Undícola fui e nos maus zéfiros me senti

 Zé ninguém, para ter aqui continuidade

Ajudas não tive, mas alguns sabujos venci

Sem comentários:

Enviar um comentário