sexta-feira, 18 de outubro de 2024

 A N O S O G N O S I A

 Que alívio ter conhecimento disto !

Desde há uns tempos a esta parte que

andava preocupado porque :

Não me recordava dos nomes próprios ;
Não me recordava onde deixava

algumas coisas ;

Quando estou a conversar e tenho

que interromper o pensamento por ser

interrompido, tenho dificuldades de

continuar com a conversa no ponto

em que a tinha deixado;
 Enfim, creio que começava a pensar

que tinha um inimigo dentro da minha

cabeça, cujo nome começa por Alz...

Hoje, li um artigo que me deixou bem mais

tranquilo, por isso passo a transcrever a

 parte mais interessante :

Se tu tens consciência dos teu

problemas de memória, então é porque

ainda não tens problemas"  

Existe um termo médico que se chama

ANOSOGNOSIA, que é a situação em que

 tu não te recordas temporariamente de

alguma coisa.

Metade dos maiores de 50 anos, apresentam

algumas falhas deste tipo, mas é mais um

facto relacionado com a idade do que com a

doença. Queixar-se de falhas de memória,

é uma situação muito comum em

pessoas com 50 ou mais anos de idade.
Se traduz por não recordar um nome

próprio, entrar numa divisão da casa

e esquecer-se do que se ia lá fazer

ou buscar, esquecer o título de um

filme, actor, canção, não se lembrar

onde deixou os óculos, etc. etc..

Muitas pessoas preocupam-se, muitas

vezes em excesso, por este tipo de

esquecimento. Daí, uma informação

importante :

"Quem tem consciência de ter este

tipo de esquecimento, é todo aquele

que não tem problemas sério de

memória. Todos aqueles que padecem

de doença de memória, com o inevitável

fantasma de Alzheimer, são todos

aqueles que não tem registo do que

efectivamente se passa.

B. Dubois, profes
sor de neurologia de CHU Pitié

-Salpêtrière , encontrou uma engraçada,

 mas didática explicação, válida para

 a maioria dos casos de pessoas que

estão preocupadas com os seus

esquecimentos :

Quanto mais se queixam dos seus

problemas de memória, menos possibilidades

 têm de sofrer de uma doença de memória".
 Este documento é dedicado a  todos os

esquecidos que me recordo não

 se preocupem porque não será Alzeimer...

 são os muitos anos que vos pesam

 dentro das vossas cabeças.

Sem comentários:

Enviar um comentário