quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um transmontano que procurou emprego em Portugal

Um indivíduo do Nordeste transmontano, mais precisamente do Vale da Vilariça de uma freguesia que chamada Lodões, queria deixar de ser agricultor e procurar um novo emprego mais digno e mais rentável numa cidade. Num daqueles dias, decidiu ir até à Cidade Invicta – Porto. Após ter chegado procurou de imediato uma pensão para dormir.
Verificou que todos os objectos que havia no quarto tinham sido quase todos importados. Os lençóis da cama e almofada tinham na legenda de (Made in Egipt).
Começou o dia bem cedo, foi acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã. Tomou um bom banho usando um sabonete (Made in France), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China), usou um after shave (made in Reino unido). Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in USA).
Quando foi tomar o pequeno-almoço reparou que o café tinha sido importado do Brasil e o leite de Espanha, a máquina do café era (made in chec Republic), enquanto tomava o café numa chávena (Made in China).Depois de preparou as torradas de trigo (produced in USA e a torradeira era (made in germany)..
O seu relógio de pulso era (Made in Swiss), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand).
Para saber as previsões meteorológicas, ouviu as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou num taxi Saab (Made in Sweden).
Continuou à procura de emprego, os objectos que ia vendo no seu percurso eram todos feitos no estrangeiro. Ao fim de um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após ter comido uma pizza ao jantar (Made in Italy). Este indivíduo foi de novo para o seu quarto da pensão na intenção de fazer outros contactos no dia seguinte.
Para relaxar por uns instantes, calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in Bélgica).
Este transmontano chegou à triste conclusão que em Portugal não poderia arranjar emprego porque no nosso país pouco ou nada se produz. Todos os produtos que aqui se consomem são importados. Perante esta falta de fábricas produtivas e por termos uma agricultura não dignificada e pobre, resolveu emigrar para USA e ainda hoje por anda. Consta-se que actualmente é um dos grandes Empresários Californianos.
Tencionava também criar uma grande empresa em Portugal, mas os seus familiares desincentivaram-no, porque aqui em Portugal os trabalhadores que menos fazem,são os que mais reivindicam.

Sem comentários:

Enviar um comentário