quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um velho compadre alentejano

Esta história passou-se em Évora na Praça do Geraldes.Um alentejano que tinha sido emigrante em França estava sentado sozinho na esplanada do café principal desta praça, numa mesa de seis lugares. àquela hora da tarde, todas as outras mesas estavam ocupadas. Um casal Francês e outro espanhol que eram amigos pediram-lhe autorização para se sentarem na mesa dele. O dito alentejano ex-emigrante aceitou-os de bom grado. Os três homens sentaram-se uns ao lado dos outros, passado pouco tempo começaram a conversar com se fossem conhecidos.
Ao longo dessa conversa entre eles, o espanhol e o francês falaram das grandezas dos seus países só para impressionar o alentejano.
O espanhol foi o primeiro e disse:
- Em Espanha temos um porta-aviões que transporta 500 aviões.
Depois disse o francês:
-Nós em França temos um hotel que acomoda 10 000 pessoas.
O compadre alentejano viu que estavam ali dois grandes mentirosos, calou-se e não disse nada durante alguns momentos. Entretanto o espanhol e o francês anteciparam-se e interrogaram-no: - O senhor não nos quer falar alguma coisa mais importante que haja aqui em Portugal?
O o compadre alentejano disse-lhe:
- Como estive 45 anos como emigrante em França pouco conheço das principais obras do meu país, eu só lhes poderei dizer algo de mim e das minhas próprias capacidades.
- Então fale-nos de si.
- Já que tanto insistem, eu posso-lhe garantir que tenho um penis onde cabem 100 passarinhos empoleirados!
O espanhol e o francês cochicharam um com o outro e disseram: a mentira dele ainda foi maior que a nossa, vamos reduzir até um décimo as quantidades que dissemos para vermos o que é que este velho alentejano vai reduzir ao seu penis.
Diz o espanhol:
-Eu exagerei ... O porta aviões só leva 50 aviões!
Diz o francês:
-Eu também exagerei, o hotel só dá para 100 Pessoas!
Diz o Alentejano:
- Eu confesso que também exagerei um bocadinho... O último pássaro já fica com uma patitinha de fora.

1 comentário: