quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um angolano que imigrou para Portugal

Um emigrante de Angola chega a Portugal – Lisboa!
Depois de ter assentado arraias nesta capital tão acolhedora,
decidiu de sair pela manhã de casa e dar uma volta pela
baixa desta bonita cidade.
Andando rua abaixo desta urbe, pára e a primeira pessoa que vê
diz-lhe: Quero agradecer ao povo português por permitir-me estar
neste país onde me deram casa e comida grátis, seguro, médico
escola para os meus filhos tudo grátis mesmo sem ter trabalhado,
obrigado. No meu país é o inverso, dão muito pouco a quem se
farta de trabalhar. A pessoa sorri e reponde:
- Eu não ser português mas ser ucraniano!
O Angolano continua rua abaixo e encontra a outro que caminhava
na sua direcção e diz: O povo português tem um país tão belo
que é Portugal.
A Pessoa responde:
-Sinto muito mas eu não sou português sou brasileiro.
O Angolano continua o seu caminho pára interpela um novo
transeunte que vê na rua cumprimenta-o e diz:
-Admiro muito o povo português.
Eu não compreendo bem o português je suis Marrocain.
O Angolano continua o seu caminho encontra um africano que
falava correctamente o portuguêse e pergunta-lhe: Você já
é português?
- Sou Moçambicano já há 10 anos que vim para Portugal, mas
estou no fundo do desemprego há cinco, continua a receber o
rendimento mínimo. Os portugueses dizem que vivem com
dificuldades económicas, mas continuam a dar grande apoio aos
imigrantes mesmo que não trabalhem.
finalmente vê uma senhora morena e mais ou menos bem vestida
que vem a seu encontro e pergunta:
Você é Portuguesa?
A mulher sorri e diz:
-Não, sou romena.
-O que é que faz cá em Portugal? ~
-Nada, imigrei só para mendigar.
- E consegue viver só mendigando!
- Basta que passe 5 horas por dia a pedir esmola nas ruas mais
movimentadas, junto às estações do caminho de ferro, do metro,
igrejas e supermercados, para ter um ordenado superior ao de um
policia no fim do mês!
Estranho e muito confuso o angolano pergunta:
-Mas onde estão os portugueses?
A cigana romena olha-o de cima abaixo e reponde:
- A esta hora estão trabalhar para nos sustentarem, através
dos impostos que são obrigados a pagar!...
As pessoas que se passeiam durante o dia pelas ruas de Lisboa
ou são turistas ou imigrantes. Os imigrantes em Portugal têm
uma vida melhor mesmo sem trabalharem do que se estivessem nos
seus países a trabalhar quinze horas por dia!...

Sem comentários:

Enviar um comentário